12 passos para a Criação de um Aplicativo Mobile de Sucesso!

Uma boa idéia é apenas o início da jornada!

12 passos para a Criação de um Aplicativo Mobile de Sucesso!

 

Você acorda pela manhã e com uma idéia criativa de um aplicativo fantástico que ninguém nunca pensou antes, extremamente popular  e que fará você ganhar muito dinheiro!! Mas agora você descobre que não sabe por onde começar com a criação do seu aplicativo mobile! 

Normalmente pessoas acham que basta ter uma boa idéa, investir e  desenvolver um aplicativo mobile e depois viver ganhando dinheiro de maneira rápida e fácil. Afinal ,Criar um APP não é tudo! Não existe desenvolvermos um aplicativo mobile, seja androide ou ios sem antes entendermos os problemas que a ferramenta irá resolver, quem são os seus possíveis clientes e como eles podem ser abordados para verem o verdadeiro propósito do seu negócio e somente depois sim reunir pessoas que tenham a mesma visão, que acreditem na sua idéia e que estejam dispostas a pensar na montagem da aplicação com você para que sua empresa, através da criação desse aplicativo mobile possa trazer retorno financeiro.  

Aqui trazemos doze chaves que farão com que a sua idéia saia do papel e ganhe as telas de smartphones do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasil e de todo o mundo! 

1 - Defina seus objetivos

Normalmente pessoas falham logo no início e pensam que precisamo inicialmente procurar uma empresa de programação ou as famosas "fábricas de aplicativos" mobile para iniciar com a sua grande idéia, mas o primeiro passo é definir claramente o propósito e a missão do seu aplicativo, isso irá ajudá-lo a chegar mais rápido!

Pergunte então a si mesmo:O que ele vai fazer?Qual é o seu principal recurso?Qual problema concreto irá resolver ou que irá melhorar na vida do seu usuário?

mobile app goal diagram

2 - Faça um esboço do seu aplicativo em papel

Isso mesmo, pegue um papel e uma caneta e começe a desenhar seu aplicativo, não precisa ser nenhum artista para isso. Ao iniciar esse processo você está desenvolvendo esboços que trarão as bases para sua interface , conceituando os principais recursos, layout e estruturas da sua aplicação.

Além disso, esse esboço ajuda a sua equipe de projetos a entender a missão e o produto que você está tentando desenvolver , esse esboço deve ser usado como referência para a parte final do projeto.

mobile app sketch

3 - Realize pesquisas 

Depois da idéia montada é preciso começar a realizar pesquisas sobre a idéia principal do seu aplicativo. A partir de março de 2017, haviam 2,8 milhões de aplicativos disponíveis para Androide e 2,2 milhões para IOS, portanto aceite que talvez a sua idéia não seja totalmente original e você pode aprender com os principais recursos dos aplicativos que já foram desenvolvidos e principalmente não cometer os mesmos erros.  Esta pesquisa tem quatro propósitos principais:

a) Descubra se existem concorrentes que já está fazendo as mesma coisa que você;

b)Encontre inspiração em designers de outros aplicativos;

c)Descubra como você pode comercializar e rentabilizar seu aplicativo;

4  -Crie um Wireframe e um storyboard para seu aplicativo 

Wireframe é o precesso de criação de um protótipo de seu aplicativo, você pode desenvolver com algum profissional do ramo ou pode contar com algumas ferramentas gratuitas no mercado como o Balsamiq, Moqups, Hotgloo, que permitem que você não somente arraste e solte todos os seus recursos para cada área do aplicativo, mas também que adicione funcionalidades aos botões.

Depois de criados seus wireframe você deve criar o seu storyboard que nada mais é que um roteiro que permite enter melhor a conexão de cada tela e suas funcionalidades com cada usuário que navega pelo seu aplicativo. Ao finalizar seu Wireframe e seu Storyboard eles se tronam a  base da estrutura do seu backend. Que auxiliará muito no desenvolviemento do aplicativo mobile, além de funcionar como diagrama para que pessoas possam estudar seus componentes, podendo rapidamente serem detectadas falhas ou limitações técnicas.

mobile app storyboard diagram

5 - Defina o backend do seu aplicativo para dispositivos móveis
Seu wireframe e storyboard agora se tornam a base da sua estrutura de backend. Desenhe um esboço de seus servidores, APIs e diagramas de dados. Esta será uma referência útil para o desenvolvedor, e à medida que mais pessoas se juntem ao projeto, você terá um diagrama (principalmente) auto-explicativo para que eles possam estudar.

Modifique seus quadros de acordo com as limitações técnicas, se houver alguma.

6 - Teste seu protótipo mobile

Mostre seu wireframes e pergunte a amigos, familiares, colegas e especialistas para ajudá-lo a revisar o seu protótipo. Conceda-lhes acesso ao wireframe e peça-lhes que dê ao seu aplicativo um teste. Peça-lhes o seu feedback honesto e identifique falhas e links sem saída. Se possível, convide-os para o seu estúdio e peça-lhes que experimente o protótipo na sua frente. Monitore como eles usam o aplicativo.

O objetivo é concretizar o conceito do seu aplicativo antes de entrar no processo de design! Uma vez que você começa a projetá-lo, torna-se mais difícil mudar as coisas, então quanto mais claro o protótipo desde o início, melhor!

7 - Crie o backend do seu aplicativo para dispositivos móveis

Agora que seu aplicativo foi bastante definido, é hora de começar no backend do seu sistema. Seu desenvolvedor terá que configurar servidores, bancos de dados, APIs e soluções de armazenamento.

Outra coisa importante na sua lista de tarefas nesta fase é se inscrever nas plataformas para os quais você está desenvolvendo seu aplicativo. A aprovação da sua conta pode levar vários dias (dependendo da plataforma) e não deve ser adiada para o último minuto.

8- Concepção do aplicativo "skins"


"Skins" são o que designers / desenvolvedores chamam as telas individuais necessárias para o aplicativo. O trabalho do seu designer é criar versões de alta resolução do que eram anteriormente seus wireframes.

Nesta etapa, é crucial incluir todos os comentários dos seus testadores de protótipo (ver Etapa 6). Afinal, você está tentando construir um aplicativo móvel que seu público-alvo realmente vai usar, portanto, seus comentários devem orientá-lo para a Interface perfeita, totalmente descomplicado e de fácil interação.

9- Teste seu aplicativo para celular novamente (sim, novamente)


Uma vez que seu designer tenha completado as capas de design, você estará preparado para outra rodada de testes. Não pense que esteja tudo pronto com o que você fez até agora. Agora, pela primeira vez, você tem seu conceito de aplicativo real completamente instalado, todos os gráficos inseridos e todo o texto como deveria ser. O que significa que você pode finalmente testar seu aplicativo da maneira completa.

10 - Revise e continue a construir

Uma vez que você tenha dado ao seu projeto uma unidade de teste e coletado mais comentários dos futuros usuários, você deve usar essas novas idéias para polir a idéia do seu aplicativo. Você ainda pode pedir ao seu designer para alterar o layout, e você ainda pode dizer ao seu desenvolvedor que mude algo no backend.

11 - Refine cada detalhe


À medida que você continuar a construir, você quer dar uma olhada constante em seu novo aplicativo. No Android, por exemplo, é fácil instalar o arquivo do seu aplicativo em um dispositivo para testar sua funcionalidade em um ambiente ao vivo. O iOS é diferente , lá exigirá uma plataforma como o TestFlight para baixar e testar seu aplicativo à medida que ele prossegue.

Este passo é o último passo no processo de desenvolvimento de aplicativos. Você pode monitorar sua aplicação até o final do seu produto.

12 - Libere seu aplicativo para dispositivos móveis!


Os mercados de aplicativos têm políticas muito diferentes quando se trata de publicar um novo aplicativo. O Android, por exemplo, não revisa aplicativos recentemente submetidos imediatamente. Eles passarão em algum momento e verificá-lo, mas você pode adicionar instantaneamente seu aplicativo ao Google Play.

O iOS, mais uma vez, é diferente aqui. A Apple reserva-se o direito de rever e aprovar o seu aplicativo antes que ele possa entrar em operação. Não há um período de tempo definido para isso, mas você pode esperar pelo menos uma semana antes de ouvir de volta deles.

Ficamos feliz que essas dicas possam ter ajudado no sucesso do seu aplicativo e caso necessário nossa equipe de consultores está disponível para auxiliá-lo. Até o próximo post! :)

 

 

Veja também


 

 

Entenda 7 razões que usuários excluem seus aplicativos móveis de seus celulares!
Não basta pagar pela criação do seu aplicativo precisa pensar como eles vão permanecer no celular do seu usuário.